Atenção, se algumas destas peças não estiverem em perfeito funcionamento o seu carro apresentará problemas, abaixo explicamos:
1- Correia dentada
Costuma ter a vida útil de 40 mil km a 60 mil km, ela é responsável pela sincronia entre o eixo de comando de válvulas e virabrequim, portanto, quando arrebenta pode fazer o motor quebrar.
2- Alternador
Garante que a energia mecânica seja transformada em energia elétrica para a bateria, ou seja, se para de funcionar, pode acarretar em problemas para ligar o carro.
3- Bujão de cárter
Este parafuso permite vedação ao reservatório de lubrificante do motor, entretanto, como tem vida útil sua deformação pode resultar em vazamentos, por isso, o ideal é sempre checar nas trocas do lubrificante, a necessidade de troca da peça.
Leia também em: Expectativas sobre o setor automotivo em 2024
4- Virabrequim
Após um tempo ele fica com folgas axiais, resultando em consumo de óleo excessivo, atritos, trepidações e desgastes de componentes do motor e até superaquecimentos.
5- Velas de ignição
Têm vida útil aproximada de 40 mil km e podem apresentar sujeiras e degradações que originam falhas nas acelerações e problemas na partida.
6- Pastilhas de freio
Devem ser checadas em 10 mil km para evitar problemas nos freios, com isso, analisa-se: as espessuras, corrosões desiguais, além de observar, trepidações e barulhos.
7- Ventoinha
Evita superaquecimento do trem de força, também pode ter sua função comprometida por mau funcionamento da parte elétrica, fusível, líquido de arrefecimento em níveis baixos, entre outros.
8- Cebolinha do óleo
Verifica a pressão de óleo dentro do motor e se ela não funcionar direito pode resultar em atrito nos itens metálicos, o que afeta a atuação do motor em temperatura adequada.
9- Mangueiras
Precisam de verificações regulares a cada 10 mil km e em caso de problemas no funcionamento, podem acarretar em vazamentos de fluidos de transmissão, liquido de arrefecimento e óleo, por exemplo.
10- Buchas da suspensão
Em situações de alto impacto enquanto as buchas estiverem desgastadas, tem como consequência as dificuldades de estabilização do veículo.
Fonte: https://autopapo.uol.com.br/noticia/inimigo-oculto-10-pecas/
Gostou de saber mais detalhes para evitar um funcionamento prejudicial do seu carro? Comente a sua opinião.